segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Olhadela no mercado de trabalho

Hoje eu dei uma parada na correria do dia-a-dia e fui dar uma olhada nas oportunidades de emprego que o Linkedin achou interessante para mim. Confesso que estou ficando preocupado com os "requisitos" das  vagas. Uma em especial já está a algum tempo passeando por aí, sem ser fechada, e eu tenho uma vaga idea da razão por ainda não terem encontrado ninguém. O que também é estranho, já que a empresa é multinacional e muito conhecida. Mas vamos aos pre-requisitos da vaga "Líder técnico da América Latina":
  1. Bachelor's degree in MIS, CIS or equivalent technical work experience is needed.
  2. 5+ years' experience in support & troubleshooting Windows & Mac OS platforms (Mac OSX 10.7+, Windows 7 & 8) including mobile devices running Apple iOS & Android OS flavors.
  3. 5+ years' of demonstrated technical depth and experience in supporting one or more IT infrastructure areas such as Networking, Firewalls, Load Balancers, Active Directory, LDAP, DB fundamentals, and backup / storage.
  4. 5+ years’ experience in advanced user facing support position(s).
  5. Manage issue resolution including prioritization on time sensitive problems and escalations with corporate.
  6. Experience dealing with off shore resources including 3rd party support vendors.
  7. Synthesize business and technical needs across location and drive solution delivery.
  8. Strong business acumen and working knowledge of applications/business processes.
  9. Dedicated, passionate and experienced in growing / scaling an IT organization, keeping pace with XXXX's explosive growth.
  10. Capability to work proficiently and to take ownership with minimal daily guidance and bring mature seasoned skills when working with production systems.
  11. Ability to travel within South America and the United States.
  12. Proficiency in Spanish, English and Portuguese.
Agora meu comentários:
  1. Normal, o mínimo esperado para uma vaga de líder técnico da América Latina.
  2. Hmm? 5 anos de suporte a dois sistemas operacionais que não convivem bem entre si mais dispositivos móveis com seus respectivos sistemas operacionais? 
  3. Como? Mais 5 anos de suporte de infra-estrutura? O suporte dado no item 2. foram do segundo emprego?
  4. Confesso que não entendi muito bem essa solicitação... seria reuniões com usuários? Levantamento de requisitos? Ou um headset na cabeça para atender chamados de primeiro nível?
  5. Experiência com gestão de incidentes e problemas... o que obviamente requer conhecimento nas áreas de negócio.
  6. Bem, vamos adicionar também atividades de gestão de equipes (inclusive de terceiros) em outros continentes... afinal, pelo menos de acordo com o princípio Dilbert, ser gerente é fácil.
  7. Hmm... agora também atividades de analise... e proposta de solução técnica.
  8. Isso já era meio óbvio, afinal já pediram isso nos items 5 e 7.
  9. O profissional deverá trabalhar longas horas diariamente, incluindo feriados e fins de semana, preferencialmente sem receber horas extras. E deve ser automotivado enquanto faz isso. Espero que a empresa não cresça numa taxa exponencial ou um ataque cardíaco/colapso nervoso parece fazer parte do futuro do profissional.
  10. Bom, o profissional já faz todo a gama de atividades de TI em uma empresa, incluindo gestão, então me parece meio lógico ele conseguir ser virar sozinho. O que assusta é que se espera que este profissional seja um generalista mão-na-massa que faça tudo bem e rápido, como se espera de um... especialista?!?
  11. Ah, essa é fácil... o profissional já não tem vida pessoal mesmo. Vai ser um daqueles tontos que não desliga o celular nem para tomar banho.
  12. Essa é engraçada... norte-americanos continuam achando que espanhol e português são a mesma coisa, apesar de em 90% dos casos eles não saberem absolutamente nada das duas.
A conclusão que chego é que o profissional com perfil para esta vaga, se for do sexo masculino, deverá ter no mínimo, repito, no mínimo, 3 testículos no saco escrotal. Se for do sexo feminino, deverá ser algo parecido com a Xena ou Mulher-Maravilha. Afinal de contas, a pessoa desempenhará as funções de:
  • analista de suporte
  • analista funcional
  • arquiteto
  • gerente
  • especialista nos sistemas de produção, mas como eles não dizem quais sistemas são, então deve ser um "especialista genérico".
Infelizmente não publicaram o salário. Mas eu suspeito que não seja a soma de todas as funções.

Um comentário:

  1. Verdade,
    Enquanto não houver uma regulamentação por parte do governo e do sindicato será essa pedida livre por um super-herói.

    Eu não sei se é falta de noção por parte dos recrutadores, pois o que mais tem por aí são vagas para super-gênios,como um estagiário que tem que possuir experiência em programação em (Ruby,ASP.NET,AJAX,Python,PHP,Perl,C#,Java) além de experiência comprovada em todos os bancos de dados do mercado. Fora redes, sistemas operacionais e etc....
    Se a vaga é para estágio, o propósito é do estagiário aprender e não ser um guru de baixo custo.

    ResponderExcluir