terça-feira, 5 de junho de 2012

Clusters de imagem única no Linux

Já ouviu falar em clusters de imagem única? Não?

Bem, em 2011 eu entreguei meu trabalho de conclusão de curso (TCC) da pós-graduação na FIAP (em Sistemas Corporativos de Alto Desempenho). Me pareceu que o tema era bastante aderente ao currículo do curso... e foi mesmo!

A ideia original partiu do livro "Computação em Cluster" (do Carlos Pitanga) que apresentava o projeto openMosix como um cluster de imagem única para Linux, que juntamente com o Bewoulf, oferecia um suporte robusto para aplicações distribuídas que funcionassem à partir de criação de processos filhos para paralelizar o processamento de uma tarefa qualquer.

Bem, o fato de que o projeto do openMosix foi descontinuado em 2008 (por motivos bastante obscuros por sinal) dificultou um "pouco" o processo, já que meu TCC incluía testes práticos além da referência bibliográfica.

O resultado final pode ser visto no PDF que disponibilizei em http://db.tt/iWxgKThV.

Obviamente os projetos analisados já devem ter evoluído alguma coisa desde a data de publicação do TCC, mas com certeza a dissertação ainda serve como introdução ao assunto, além de ser possível acompanhar alguma escovação de bits com Linux e Perl.

Adoraria receber críticas (construtivas!) sobre o TCC, então fique à vontade para usar o espaço para comentários no final da postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário