terça-feira, 17 de abril de 2012

Com que livro eu vou?

Pode parecer piada, mas conheço muitos profissionais de informática que não leem livros da área. Já escutei até um "ler esses livros é coisa de nerd". Ahn?!?

Dizer isso não tem muito sentido, exceto talvez para aqueles que tem recursos financeiros suficientes para pagar (com frequência) um treinamento com instrutor ou psicografar o conhecimento de profissionais já desencarnados...

Eu considero que ler material técnico é uma das melhores formas de se manter atualizado ou aprender coisas novas. Com computadores pessoais (tendo capacidade de processamento considerável) e banda larga com custos acessíveis, estudar em casa através de um livro é uma boa alternativa para muitos campos da informática. O mesmo se aplica a revistas periódicas da área.

Outro argumento que escuto bastante é "tem na internet". É, realmente tem. O problema é que escrever material técnico de qualidade dá trabalho e a diferença em ler algo de qualidade boa ou ruim é que o primeiro te faz ganhar tempo ao evitar que você fique batendo cabeça por falta de informações e/ou informações incorretas.

Talvez seja por isso que o mercado editorial para a área não seja tão bom quanto poderia ser. Geralmente ficamos com as opções de ler material traduzido (e só por ser traduzido, em geral, já está desatualizado) ou livros mal editados ou com conteúdo técnico exclusivamente introdutório.

Não estou dizendo com isso que não temos obras boas: as editoras Brasport e Novatec tem feito um bom trabalho com material 100% brasileiro. E eu considero os trabalhos da editora Bookman realmente fantásticos, tanto na tradução quanto editoração e acabamento.

Mas como saber qual livro comprar? Opções existem aos montes.

Ao contrário de websites como a Amazon que possuem resenhas e notas de livros consistentes (você não vê somente elogios e as resenhas não "caducam" com o tempo) eu não tenho visto nada parecido no Brasil. Eu mesmo já publiquei resenhas em websites famosos de compras e a resenha nunca apareceu ou depois de algum tempo tomou um "chá de sumiço".

Há algum tempo atrás me apresentaram o website Skoob, que nada mais é que uma rede social exclusiva para livros. Ali é possível, ao menos, obter a nota dada por leitores de diversos livros da área de informática, isso quando não for possível ler uma resenha ou outra por aí (algo que espero que mude com o amadurecimento da rede).

Eu mesmo já arrisquei algumas resenhas por lá. Você pode vê-las em http://www.skoob.com.br/estante/resenhas/310422.

Estou com os dedos cruzados esperando que a rede no Skoob amadureça cada vez mais, afinal é uma forma independente de darmos um "empurrãozinho" no mercado editoral brasileiro para termos obras melhores e mais completas!

Um comentário:

  1. Cara, concordo. Eu sou até meio preconceituoso quanto a livros tecnicos traduzidos. Ja tive pessimas leituras...

    ResponderExcluir